Seguidores

Doenças da mente

Imagem relacionada

Problemas como a ansiedade, ocorrem, na maioria das vezes, em decorrência do estresse causado pelo estilo de vida nas grandes cidades. Prazos, compromissos, ritmo intenso de trabalho e correria do dia a dia são alguns dos motivos que levam as pessoas a enfrentar algum tipo de transtorno. Essa realidade atinge hoje cerca de 3% da população mundial.
Fruto dessa verdadeira confusão mental, os quadros ansiosos e depressivos são mais frequentes do que se imagina e devem ser diagnosticados por um médico ou psicólogo.
Para diagnosticá-los, o primeiro passo é investigar os sintomas. A depressão, por exemplo, se caracteriza pela diminuição de humor, perda de interesse, dificuldade de concentração, fadiga, baixa autoestima, choro fácil e alterações nos padrões de sono, de libido e de apetite.
Já os problemas causados pela ansiedade desenvolvem uma série de sinais, que vão desde o nervosismo persistente e tremores, tensões musculares, transpiração, palpitações e tontura. "Podem aparecer o tempo todo ou na forma de crises agudas, como nos ataques de pânico", afirma Eduardo Henrique Teixeira, médico psiquiatra, professor na faculdade de medicina da PUC- Campinas e auditor.
Correria e cobrança não são os únicos fatores que prejudicam a mente e, consequentemente, a vida das pessoas. De acordo com o psiquiatra, existem muitas outras causas biológicas, psíquicas e sociais. "A associação desses grupos pode resultar em um quadro psiquiátrico. Tudo depende da capacidade que o indivíduo tem para lidar com as perdas e com as frustrações".
A principal forma de tratamento é o uso de medicamentos com o auxílio da psicoterapia. Apesar de seguros e eficientes, os antidepressivos devem ser utilizados sob supervisão médica para avaliar os resultados e prevenir o risco de agravamento do quadro. 

Fonte: Revista Vem Viver, Edição 03, 2014, Ano 1, Setembro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em paz com a alimentação

Xô indisposição!

A Amizade na Psicologia